Conimbriga

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Conimbriga

GPS
40º 05' 55.45"   N
08º 29´24.72"   W
Depois de um largo interregno nesta actividade de conhecer um pouco melhor o nosso pequeno/grande País, resolvi visitar Conimbriga pois tinha uma especial curiosidade em saber se ainda conseguiria extrair da memória arquivada já há 55 anos aquando da minha única visita, tinha eu na altura cinco anos, algo de recordação. Sem ter reconhecido o que quer que fosse, fiquei no entanto com a ideia que o local não me era de todo estranho, eventualmente fruto de imagens vistas algures, penso.
Portugal poderia ser um enorme destino turístico caso soubesse acarinhar convenientemente o seu património ímpar, imenso e valioso. Raramente se consegue esse objectivo, infelizmente.
No caso de Conimbriga, felizmente parece existir ainda nos dias de hoje alguns sinais de vitalidade, alguma pesquisa, certamente também escavações.
Os preços são perfeitamente razoáveis e acessíveis, até porque também existe horário livre.
Os acessos são bons, existe informação suficiente, os funcionários interessados e atenciosos.
Sobre o restaurante e bar de apoio não posso ter opinião uma vez que desisti (não fui só eu) de saber o que nos podia oferecer uma vez que não tem tabela de preços em local visível. É certo que poderia solicitar tal documento, mas por principio pessoal não o faço. Não me arrependi, pois almocei lindamente no endereço que deixo um pouco abaixo.
Aproveite então para se deixar levar pelo tempo, imagine-se nessa época, imagine a eventualidade de estar a pisar o mesmo solo que algum antepassado seu (sabe-se lá). Tentando perceber quem nos antecedeu certamente nos iremos conhecer melhor a nós próprios.
Visite também o museu, pequeno mas bem arrumado e esclarecedor sobre a época.
Finda a visita e uma vez que já estávamos bem dentro da hora de almoço, tinha como intenção não ir longe nessa procura. Pelo caminho encontrei um habitante que me pareceu perfeito e ao qual perguntei por lugar, e não me enganei. Almoçámos bem perto:
Supermercado Simões & Cª Lda.
Telefone 239 941 412
GPS
40º 06' 24"   N
08º 29' 29"   W
ou
40.10678  N
08.49153  W
Da ementa constava: Bacalhau à Lagareiro, Vitela assada e Frango de churrasco.
Escolhi o bacalhau (dose dupla) que estava irrepreensível acompanhado por um vinho da casa caseiro e muito bom, pão, salada e umas azeitonas também divinais. Dez euros para duas pessoas com café incluído. Como único reparo o café que não estava suficientemente quente, aproveitem e bom apetite.
parte da muralha
em fundo a entrada do Museu




a estrada Romana
os mosaicos


urnas funerárias

pisos fantásticos e muito bem preservados





















































novamente a estrada Romana











































































já no Museu


a moeda

os pesos


algum armamento
os adornos
algumas ferramentas
materiais usados na construção e em utensílios


algumas destas alfaias ainda hoje são usadas
a telha poucas alterações sofreu até aos dias de hoje
muitos utensílios ainda hoje conhecidos



a lousa





uma amostra do almoço (estava divinal)
fotografias tiradas em 16/02/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário