Conimbriga

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Oświęcim

Sobre esta localidade em si não temos quase nada para transmitir como recordação uma vez que não foi com essa intenção que aqui viemos.
No entanto um olhar rápido deixa-nos a certeza que ficará para sempre ligada aos acontecimentos que aqui ocorreram durante a 2ª Guerra Mundial uma vez que um olhar breve nos diz que toda ela está virada para a enorme quantidade de pessoas que aqui afluem diariamente para ver de perto e encarar de frente a realidade que um ecrã ou os livros não conseguem fazer.
Mas porquê Oświęcim e não Auschwitz?
Porque os Polacos não são Portugueses e a localidade doa a quem doer irá sempre chamar-se assim, de resto soletrando o seu nome irão perceber que não estarão longe.
O nome Auschwitz é portanto uma invenção dos alemães para definir o local uma vez que não conseguiam pronunciar o seu nome original, de resto o mesmo aconteceu com o 2º campo de concentração situado a cerca de três quilómetros e ao qual os alemães chamaram de Birkenau quando a localidade tem de seu nome Brzezinka.
Venham então daí até Auschwitz.
Terminada que seja a vossa viajem a Auschwitz não se esqueçam de aqui voltar pois ainda temos para visitar Birkenau fechando assim este ciclo.
Vamos então regressar a Gorki para um jantar algo especial ao qual irei juntar também o pequeno almoço do dia seguinte, para isso basta clicar na ligação "Não percam o apontamento".
Até já 😄

Sem comentários:

Enviar um comentário