Conimbriga

sábado, 24 de julho de 2021

Ponte da Barca - Julho 2021

 Uma vez que não se vislumbra grande melhoria nesta saga do covid resolvemos dar uma escapadela de dois dias cá dentro não fosse as coisas complicarem-se em aventuras mais alargadas.

Saímos em direcção ao Castelo de Lindoso onde fizemos a nossa primeira paragem e respectiva visita.

Foi um fim de semana muito quente e abafado que convidava a procurar sombra, algo fresco e andar bem devagar.

Assim sendo o tempo correu e estava na hora do almoço que aconteceu no escolhido Restaurante Mó.

Após o almoço voltámos às imediações do Castelo para visitar a aldeia de Lindoso bem como os seus típicos espigueiros.

Como a fronteira estava já ali resolvemos dar um pequeno salto a terras dos nossos vizinhos só mesmo para marcar o ponto pois o destino estava planeado noutra direcção.

Regressados ao lado de cá passámos pela barragem do Alto Lindoso nesta época bastante vazia e seguimos para Ponte da Barca tendo como destino o Hotel Fonte Velha onde ficámos instalados.

Uma primeira abordagem a Ponte da Barca foi o passo seguinte sendo que pelo aproximar da hora era tempo do planeado lanche ajantarado que iria mesmo servir de jantar e ceia tal como tínhamos em mente.

Após um fantástico jantar e como ainda era de dia nada melhor que um passeio junto à margem do Lima, retemperador e relaxante num lugar paradisíaco.

De novo o Hotel Fonte Velha foi o nosso destino onde passámos tranquilamente uma boa porção da noite em zona de lazer bem amena e agradável onde o tempo passa bem devagar.

O dia seguinte trouxe-nos o pequeno almoço ainda nas instalações do hotel sendo que ainda tivemos tempo para um último passeio pela Vila em jeito de despedida.

De novo na estrada para o regresso a casa fizemos a primeira paragem em Póvoa de Lanhoso mais precisamente no seu Castelo ao que se seguiu uma breve paragem no centro da Vila local onde acabámos por almoçar no Velho Minho.

Foi este até o último ponto de paragem antes de chegarmos a casa contabilizando uma soma de 462 Km. ao longo dos dois dias.

Talvez esteja na hora de pensar em nova rota para conhecer.

Restaurante Velho Minho

 Por informação de taxista da Vila fomos almoçar no restaurante Velho Minho que oferece uma sala sóbria, agradável à vista e onde ficamos com a sensação de existir bastante cuidado na higiene.

O serviço é rápido e eficiente não existindo demora no atendimento sempre que solicitado ao que se acrescenta a simpatia dos dois funcionários de serviço.

Escolhemos cabrito assado para dois que estava excelente. Para sobremesa escolhemos um cheesecake de morango que estava muitíssimo bom.

Pagámos para dois 35,50 € o que incluiu pão, o cabrito, uma cerveja, um panache, o cheesecake e dois cafés. O cabrito (26,00 €) podia ter um preço um pouco mais simpático.







fotos tiradas em 18/07/2021


Póvoa de Lanhoso

 Uma vez que a visita era de passagem é impossível ficar com uma imagem clara desta localidade.

Estivemos somente no centro onde existe um pequeno jardim mas no entanto muito agradável pois oferece sombra e uma bela frescura para os dias de muito calor como foi o caso. Para uma opinião mais firme teremos de esperar por ocasião em que a visita seja com mais tempo e portanto mais pormenorizada.








fotos tiradas em 18/07/2021

Castelo de Póvoa de Lanhoso

 Já de regresso a casa tinha idealizado um trajecto mais pelo interior com a ideia de visitar algumas localidades menos conhecidas. Uma arreliadora avaria na ventosa do gps obrigou-nos a mudar de planos pois sendo possível fazer o caminho sem gps por outro lado obriga a uma maior concentração nas placas que indicam o caminho o que nos desvia a atenção que pretendíamos centrada noutras vertentes.

Sendo assim a única paragem que fizemos foi em terras de Lanhoso tendo começado pelo Castelo.

Oferece-nos uma estupenda paisagem e um péssimo exemplo de como de deve preservar este tipo de património e o que não se deve fazer em termos turísticos. Muito lixo que se vê com facilidade tratar-se de acumulação de vários dias, cheiro a urina por todo o lado bem como papel higiénico utilizado aqui ou ali. Sanitários que apesar de bem sinalizados se encontram encerrados. Enfim, um pouco de tudo o que não se deve ver.

No entanto para a visita paga suponho que a um pequeno museu que se encontra numa das torres já existia funcionário para o efeito.

Salva-se o monumento e sua paisagem porque o resto é uma desilusão.

































fotos tiradas em 18/07/2021

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Ponte da Barca III

 Estávamos então quase de regresso, no entanto antes de abandonar o Hotel ainda houve tempo para as fotografias finais logo após o pequeno almoço escudados na desculpa duma pequena caminhada para ajudar o inicio da digestão.

Estou mais inclinado para uma enorme vontade de ficar mais algum tempo, naturalmente adiada.








fotos tiradas em 18/07/2021