Conimbriga

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Varsóvia II

 

Tal como o título indica cá estamos novamente em Varsóvia. Para não ser diferente tudo começa pela partida com chegada já noite o que deu lugar a umas sandes e acomodação num estabelecimento que só pecou por não ter luz nas mesas de cabeceira nem no candeeiro de sala que tinha uma ficha desadequada para as tomadas existentes o que não permitia grandes aventuras de leitura.

O dia seguinte começou com um primeiro passeio pela Plac Zamkowy ou Praça do Castelo ao que se seguiu uma pequena visita à Plac Marszalka onde se encontra o memorial ao soldado desconhecido.

Depois dessa visita hora de almoço no Restaurante Podwale ao que se seguiu uma nova visita à Plac Zamkowy.

Daqui seguimos para o Hipódromo terminando o dia num pequeno passeio junto às margens do rio Vístula.

O dia seguinte começou com mais um breve passeio, desta vez pelas ruas de Varsóvia junto ao alojamento onde ficámos até ser horas para visitar o Uprising Museum que merece uma visita demorada seguindo-se o almoço no Kraken Rum Bar.

Para a digestão nada melhor que mais uma caminhada por outra zona de Varsóvia seguindo-se a visita ao Stacja Museum.

O dia terminou com mais um passeio por Varsóvia.

O dia doze começou com mais uma caminhada pelas margens do Vistula, desta vez diurna até chegarmos à hora de almoço no Restaurante GessleR ao que se seguiu a visita à Biblioteca Universitária.

De novo um passeio por Varsóvia e para terminar o dia o jantar.

No dia seguinte rumámos até Poznan onde passámos parte do dia, sendo a outra parte passada em Cielimowo.

O dia catorze começou em Gniezno tendo terminado em beleza já em Varsóvia.

Para não ser diferente de quase todos os outros dias começámos o dia quinze com mais um passeio por Varsóvia, seguindo-se uma visita a Wilanow onde tivemos oportunidade de também visitar os jardins e Palácio de Wilanow.

O almoço foi no restaurante Stary Dom seguindo-se uma visita ao Museu de Geologia.

Ainda deu tempo para uma curiosa imagem tirada num Centro Comercial para depois jantarmos no Restaurante Borpince.

A noite terminou com mais um passeio por Varsóvia à noite.

Bom, o dia seguinte e último foi muito simples, um passeio final pelas ruas de Varsóvia, o almoço e evidentemente que o regresso.

Agora é só esperar pela próxima. ✈


Gniezno

 Dizem os entendidos que Gniezno terá sido o berço da Polónia, normalmente nestas coisas existe sempre um fundo de verdade mesmo que por algum motivo existam dúvidas.

Em função do tempo que dispúnhamos não era possível uma visita em pormenor, mas de qualquer das formas foi suficiente para ficar a conhecer um pouco da Cidade, a sua Catedral, de novo mais um pouco de Gniezno terminando a visita com o almoço no Restaurante Rycerska que por sua vez também é Hotel de seu nome Pietrak

Depois mesmo só o regresso a Varsóvia.

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Cielimowo

 Chegados à pequena Aldeia ou Vila como se queira, devido à sua dimensão mais aldeia do que Vila segundo o que tive ocasião de observar a primeira paragem foi no Hotel Karczma, uma unidade diferente daquelas a que estamos habituados mas muito limpa, arrumada e extremamente funcional.

A temperatura ambiente é muito confortável podendo-se circular com pouca roupa em todo o estabelecimento que sensação de frio não há.

Serviço de internet irrepreensível bem como o restante serviço do estabelecimento.

Terminada a acomodação nada melhor do que um pequeno passeio passeio pela localidade e nova acomodação desta feita em casa de Anna Budzynska e Maciej Budzynski onde jantámos.

No dia seguinte pela manhã voltámos a colher alguns registos do Hotel Karczma antes de abandonar esta bonita aldeia e rumar a Gniezno.

Poznan

 No dia treze desta nossa visita à Polónia rumámos a Poznan onde para além duma visita à Cidade também almoçámos no Restaurante Brovaria.

Foi uma passagem breve a caminho de Cielimowo, no entanto suficiente para apreciar o relógio da torre duma das Igrejas existentes que ostenta um bonito efeito de ao meio dia saírem dois bodes 🐐que se corneiam durante cinco minutos findos os quais regressam ao interior.

Há sempre curiosos a assistir ao evento.

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

O regresso

 E como tudo tem o seu fim cá estamos nós de regresso num voo calmo sem sobressaltos e que teve oportunidade de pelo caminho recuperar algum do atraso com que tinha partido.



















fotos tiradas em 16/10/2021


Varsóvia parte VII

 No dia seguinte, e último também uma visão diferente de Varsóvia desta vez na outra margem do Vístula numa zona mais antiga e onde a recuperação de edifícios se processa de forma muito mais lenta.

Esta zona tem a particularidade de ter sido poupada à destruição no fim da 2ª Grande Guerra, daí também a existência dos edifícios que por lá se vêm.

Os seis primeiro registos não são dessa zona mas sim da zona nova da Cidade.





















fotos tiradas em 16/10/2021


Varsóvia parte VI

 Terminado o jantar nada melhor que um pequeno passeio pelas ruas já movimentadas com aqueles que durante a noite vão dela fazer meio de animação.

Estava fresca mas suficiente amena para um passeio agradável e também alguns apontamentos fotográficos.

Um café para terminar também sabe sempre bem.
























fotos tiradas em 15/10/2021