De cariz temporário (26 de Setembro a 29 de Dezembro de 2024), é possível visitar uma exposição dedicada ao leite, de seu nome "As voltas do leite" que acontece no Museu Municipal de Arouca sendo a visita de carácter gratuito.
Trabalho aparentemente simples mas muito interessante e completo pois leva-nos a conhecer o caminho percorrido ao longo dos tempos neste trabalho bem árduo para os nossos antepassados.
Algumas recordações desse tempo vieram-me à memória, umas pelo inicio da década de sessenta quando diariamente ou de dois em dois dias acompanhava a minha Mãe à manteigaria Vouga Sul no Bairro Novo da Figueira da Foz para comprar um quarto de manteiga acabadinha de ser produzida nesse estabelecimento. Diariamente no verão e de dois em dois dias no inverno porque para além dessa manteiga ser completamente artesanal não existiam ainda nessa época os frigoríficos, o que levava a que a manteiga ao segundo ou terceiro dia já estivesse rançosa. Mais tarde, nos fins da década de setenta recordo-me de nas viagens pela manhã bem cedo ou pelo anoitecer cruzar-me na zona das rectas da Tocha ao circular na EN 109 com variadíssimos grupos de vacas a circular na berma na ida ou no regresso da ida ao posto de recolha de leite da zona. Principalmente quando já noite feita aconteceram bastantes acidentes devido à fraca visibilidade por falta de sinalização. Ao longo dessa estrada ainda se encontram alguns desses edifícios de recolha.
Para estimulo de quem gosta de conhecer tanto a nossa história como algumas facetas da vida dos nossos antepassados aqui deixo o que registei nesta visita, pode ser que convença alguém a fazer uma visita. 😁
Sem comentários:
Enviar um comentário