Conimbriga

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Quinta de Almiara - Verride

Nada melhor do que a fonte oficial do Património Nacional, IGESPAR, para lermos uma pequena nota sobre as origens de tal edifício.
Garantidamente a sua história é muito mais rica do que aquilo que lá se pode ler.
Por outro lado das consultas por mim efectuadas pouco mais ou nada se consegue obter, o que só nos prova os maus tratos que sucessivos Governos sempre deram à causa do Património Nacional.
Curiosamente um trabalho excelente pode ser encontrado no Blog Ruinarte ao qual agradeço pessoalmente visto contribuir para que um pouco da memória de tal edifício bem como das pessoas que por lá passaram fique de alguma forma retratada para memória futura.
Para terminar, porquê Quinta de Almiara aqui neste espaço? Muito bem, é que foi lá que viveu grande parte da sua vida o meu Pai, em tempos áureos de tal edifício comprado por meu Bisavô Paterno por volta do ano de 1897. Desta sucessão também o facto de ser herdeiro de uma pequena parcela de tal propriedade.
Infelizmente nos dias de hoje verifica-se que a Capela está a ser utilizada para rituais diria no mínimo ilegais visto a quantidade de velas em lugares estratégicos que se observa com facilidade. Por outro lado acabei por desistir de entrar na ala norte em virtude de a mesma se encontrar como serventia de cavalariça não sei muito bem por mando de quem, pessoalmente no mínimo uma enorme falta de respeito.
Um único desejo aqui deixo, que se faça o milagre de alguém tomar em mãos tão gigantesca obra que seria a sua recuperação quanto mais não fosse para uso da nossa História.






















Imagens obtidas em 18-08-2013

Sem comentários:

Enviar um comentário