Chamei-lhe Cerveira 2022 porque a base escolhida para esta incursão pelo norte raiano se situou em Vila Nova de Cerveira. Percorremos no entanto algumas Cidades e Vilas, fizemos algumas actividades e incluímos também uma pequena visita a Espanha.
Os três dias que destinámos deixavam no ar alguma preocupação pois as previsões do tempo para a região não eram as melhores. Com efeito desde a nossa partida por volta das 08,30 de 29 de Outubro até à primeira paragem a chuva foi uma companhia assídua. Fizemos então essa primeira paragem em Vila Praia de Âncora onde almoçámos no Restaurante Rias Baixas e visitámos também o Forte de Âncora, tudo isto antes de prosseguirmos para Caminha.
Caminha oferece para visitar a Torre do relógio, a Igreja Matriz e o Forte de Caminha, quase tudo concentrado num pequeno espaço e junto às margens do Rio Coura.
A paragem seguinte seria então no Hotel Minho em Vila Nova de Cerveira, aí já com alguma colaboração do tempo pois a chuva fez o favor de parar o que nos permitiu após estarmos instalados fazer uma primeira abordagem ao Parque de lazer do Castelinho seguido dum pequeno passeio em Cerveira para terminarmos o dia com o jantar no bar de tapas Curt'isso.
O dia seguinte acordou bem disposto pelo que após o pequeno almoço no Hotel rumámos a Valença onde visitámos a Fortaleza e o seu Centro Histórico. Seguiu-se Monção com o seu Castelo e também com o seu Centro Histórico tendo aqui tomado uma pequena refeição no Café Snack-Bar Escondidinho à qual irei chamar de almoço seguindo-se o regresso ao Hotel. Aí instalados e enquanto a parceira descansava duma indisposição aproveitei para visitar superficialmente o Cantinho dos animais bem como o jardim do Hotel tendo aproveitado para fazer a marcação dum passeio a cavalo que viemos a fazer quase de seguida. Findo o passeio e como o tempo o permitia visitámos dois miradouros nas proximidades, o do Cervo e o do Espírito Santo que na realidade nos ofereceram uma paisagem soberba sobre a região. O dia terminou com o jantar no Restaurante Dom Júlio que se encontra junto ao Hotel e ao qual pertence também.
O dia 31 acordou mal disposto, bastante enevoado e com chuva constante no trajecto que nos levou até Melgaço, a paragem seguinte. Uma vez que o tempo não ajudou a visita foi breve e o regresso a Cerveira mais do que natural. Almoçámos no Restaurante Central, visitámos de seguida o Castelo de Cerveira e voltámos também ao Parque de Lazer de Castelinho. Uma vez que o tempo melhorou e ainda tínhamos bastantes horas de sol resolvemos dar um salto a Espanha visitando aí uma localidade chamada de Goián pertencente a Tomiño continuando mais tarde até A Guarda. Voltámos a Cerveira, fizemos uma pequena paragem no Hotel e seus Jardins para terminarmos o dia novamente no Restaurante Central.
No regresso já dia 1 voltámos a Caminha, fizemos uma pequena paragem em Ponte da Barca onde pretendíamos almoçar, mas como o estabelecimento se encontrava encerrado seguimos viagem almoçando então em Espinho já bem perto de casa.
Foram 694 Km. que percorremos com 35,31 litros de gasosa.
O próximo passeio ainda nem pensado está. 👐
Sem comentários:
Enviar um comentário