Longe do pensamento estava a ideia de que através da nossa primeira experiência em aventuras por estradas de beleza impar e encanto profundo (dito pela revista Forbes ao a classificar como a mais bonita do Mundo) ao termos feito a parcela da EN 222 entre o Peso da Régua e o Pinhão iriamos ter o embrião para um dia nos decidirmos à semelhança de tantas outras pessoas a percorrer esta mítica estrada partindo do quilómetro zero e levando na bagagem a intenção de chegarmos ao 739,260.
Curiosamente entrelaçam-se percorrendo braço dado um pequeno trajecto que as leva a cruzar o Rio Varosa e com o Douro logo ali à espreita.
A 222 despede-se seguindo para o Pinhão. Por seu lado a N2 lá vai para sul a caminho de Lamego desejando-se mutuamente que tenham boa viajem.
Entre vários apontamentos, algumas ideias e umas quantas modernices de apoio quero destacar a publicação "Portugal de Norte a Sul pala mítica Estrada Nacional 2" de foge comigo guias e destinos.
e também o nosso Passaporte que vamos tentar trazer convenientemente preenchido.
Cá estaremos então a partir do dia 1 de Maio.😉
Cá estamos de volta tal como prometido finda esta experiência da qual voltámos cansados mas com enorme satisfação pois esta aventura é mais empolgante do que à partida se podia imaginar.
Não querendo beliscar o post inicial pois faz parte do todo ao qual também pertence o passaporte da EN2, tenho uma rectificação a fazer sobre esse documento pois nele aparece referido que são 739,26 kms. quando na realidade são 738 até à rotunda que se encontra em Faro a assinalar o local aos quais se pode caso o entendam acrescentar mais 500 metros seguindo em frente, completando nesse local 738,5 kms. o que na realidade é a sua distância.
Além da rectificação tenho obrigação de acrescentar aos destaques que tinha referido a excelente colaboração ao longo de todo o trajecto das diversas corporações de Bombeiros nas quais nos apoiámos quer para recolher carimbos, quer para colher informações e sugestões. Sem eles iriamos encontrar alguns contratempos além de que seria pouco provável que tivéssemos recolhido todos os carimbos.
Vou dividir a postura em quatro apontamentos distintos, outro final para memória com a parte técnica da nossa experiência, e em rodapé outro grupo de apontamentos fora do âmbito EN2 onde irei documentar o regresso a casa.
Nesta aventura considerando enganos de percurso, desvios para recolha de carimbos e outras necessidades percorremos 917,8 Km.
Dia 30 de Abril foi então o primeiro dia da nossa aventura e que vamos encontrar
neste apontamento.
Por seu lado em 01 de Maio aconteceu o primeiro dia de estrada desde o km. zero até ao km. 202 como se pode
verificar aqui.
Sem que tal tivesse sido imaginado, uma vez que partimos sem marcações e muito menos previsão de chegada, o terceiro dia acabou por se tornar aquele que nos levou até Faro ao km. 738,5, deixando para trás uma experiência fantástica à qual recomendo se aventurem.
As notas do último dia.
Não quero terminar sem aqui deixar ficar alguns
apontamentos pessoais fruto desta experiência e das ajudas recebidas ao longo desta caminhada, bem como
o plano por mim elaborado antes de partir e que evidentemente sofreu alguns ajustes de circunstância conforme a experiência se foi acumulando.
Não fazendo parte da EN 2 não deixo no entanto de aqui deixar um apontamento sobre
o regresso.