Conimbriga

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Aljezur III

     A segunda e última referência à margem do tópico é um apontamento final sobre Aljezur, o local que escolhemos como base.

    Preferimos ao longo destes dias montar uma única base onde regressávamos todos os dias por uma questão económica e também de conforto.

    Ficou um pouco abaixo do centro daquilo a que nos propusemos, mas os quilómetros a mais ao fim do dia não foram tantos como isso e foram largamente compensados pelo custo do alojamento, do seu conforto e da enorme vantagem de não andarmos com a "casa" às costas todos os dias.

    Ficou para trás Aljezur pois não a conhecemos convenientemente, talvez um dia. Desse último dia deixamos uma pálida imagem do que nos pode oferecer.



















fotos tiradas em 04/05/2024

Pedra do Gigante

     Apesar de saber estar à margem do tópico não resisti em deixar mais duas referências, vamos à primeira.

    Almoçámos em Sagres no Restaurante de seu nome Pedra do Gigante. Devo referir que nesta zona próxima da Fortaleza a oferta é enorme e os preços nem se fala. Se tivemos de "fugir" do primeiro este pareceu-me decente, sério e de qualidade, arrisquei por intuição.

    Apesar da hesitação, notada pelo empregado, em pedir uma ou duas doses de lulas, foi ele mesmo que de imediato sugeriu pedir uma e caso achássemos por bem uma segunda não demoraria a sair. Evidentemente que aceitámos e por fim verificou-se ser a melhor opção pois chegou perfeitamente para dois.

    Tivemos por parte de todos os funcionários com quem necessitámos de contacto um atendimento exemplar. Por seu turno as lulas estavam fantásticas. Evidentemente que com tanta amabilidade, qualidade e disponibilidade deu-nos vontade de acrescentar duas sobremesas também elas de qualidade extrema.

    A quem por aqui se atrever recomendo esta casa.







fotos tiradas em 04/05/2024

Cabo de São Vicente

         No Cabo de São Vicente pelo que a vista e a objectiva da máquina deixam ver parece-nos existir um monumento bem conservado, cuidado e digno de se ver.

        Acontece que para espanto de todos os que ali se apresentavam com essa intenção os portões estavam fechados tornando esse prazer impossível. Não procurei saber o motivo, contudo não me pareceu existir qualquer informação esclarecedora visível.

        Neste caso estacionámos em -» 37.0234059  -8.995431

        As imagens substituem a visita. 😉
















fotos tiradas em 04/05/2024

Fortaleza de Sagres

     E chegámos à Fortaleza.

    Vista à distância apelativa, grandiosa, prometedora. São quatro euros por adulto, metade para séniores, muita gente sempre a entrar, muito dinheiro a entrar. Nenhuma melhoria a sair.

    É desolador ver que nenhum investimento de manutenção aqui acontece, as muralhas estão a necessitar de restauro, as barreiras delimitadoras apodrecidas e a espaços com falta de elementos. Não existe uma única réplica do vasto conjunto de baterias que ali existiu. Aqui e ali (são muitos), podem-se ver pessoas do cimo das escarpas á pesca dentro da Fortaleza. A Igreja não tem melhor sorte.

    Salva-se a paisagem, essa ainda não dá para estragar.

    Estacionámos em -» 37.0030774  -8.9458105, há muito espaço por lá.

    Monumentos cuidados à portuguesa.






















































fotos tiradas em 04/05/2024