Planeada já há algum tempo foi desta vez, mais precisamente de um a cinco de Maio de 2024 que decidimos meter-nos ao caminho para fazer o possível desta Costa ou Rota, como entenderem.
Desenganem-se aqueles que rumando de Norte a Sul ou vice-versa junto à costa julguem sentir-se com "autoridade" para afirmarem que já fizeram a Costa Vicentina. No nosso caso usámos quatro dias em exclusividade para a tarefa tendo regressado com a certeza de que nada vimos, ou na melhor das hipóteses digamos que quase nada. Não sei mesmo quanto tempo será necessário para poder fazer tal afirmação. Sendo assim regressámos com a certeza de que vimos e percorremos mesmo uma muito pequena parte.
Encontrámos um pouco de tudo durante estes dias, pessoas de todas as idades de autocaravana, de furgão adaptado, de mota, de bicicleta eléctrica, de bicicleta e imagine-se até a pé. Muita gente a fazer a costa a pé de todas as idades, algumas bem altas, mas também muita juventude, maioritariamente jovens do sexo feminino aos pares e até nalguns casos a solo.
Como já é hábito aqui iremos encontrar quase em exclusividade texto deixando nas ligações assinaladas a vermelho o "filme" da nossa aventura e por ordem cronológica.
Vamos então ao primeiro dia, dia 1 de Maio no qual percorremos:
Sines - São Torpes - Praia da Samoqueira - Porto Covo - Baía de Porto Covo - Praia dos Buizinhos - Praia da Ilha (do Pessegueiro) - Praia do Malhão
O primeiro dia terminou em Aljezur, ponto estratégico escolhido para servir de base à nossa aventura. Foram factores determinantes na escolha o preço do alojamento, a sua localização, a paz que prometia oferecer e também as condições gerais.
Vamos ver como foi aqui.
Era suposto o dia dois começar da melhor forma, acontece que é sempre possível depararmo-nos com algum imprevisto, coisa que acabou por suceder apesar do único prejuízo ter sido a perca dalgum tempo, bastante precioso bem como uns "trocos" que nos fariam bastante jeito pelo caminho. Sendo assim ficámos um par de horas em Aljezur como se pode ver.
Resolvido o incidente vamos então ver o percurso do dia 2 de Maio:
Vila Nova de Milfontes - Praia do Farol - Praia das Furnas - Praia de Almograve - Cabo Sardão - Zambujeira do Mar - Praia do Carvalhal - Herdade do Carvalhal
Terminado o segundo dia e repostas energias iniciámos cedo o nosso terceiro dia pela costa desta vez sem incidentes ou qualquer tipo de sobressalto.
Foi composto o dia 3 de Maio por:
Praia das Adegas - Odeceixe - Praia da Carreagem - Praia do Monte Clérigo - Praia da Arrifana - Praia da Bordeira - Praia do Amado - Praia da Cordoama - Praia do Castelejo
Estamos quase a terminar, deixámos para trás muitos pontos de interesse, alguns por opção estratégica, outros por desconhecimento da sua existência. Fica contudo a certeza de ter valido a pena pois ficámos mais ricos ao conhecer mais um pouco do nosso tão pequeno País mas ao mesmo tempo tão grande para o conhecermos por inteiro.
O 4º dia, coincidentemente também 4 de Maio foi composto por:
Aldeia de Salema - Fortaleza de Sagres - Cabo de São Vicente - A Pedra do Gigante - Aljezur
E finalmente agora sim, estamos a terminar. Alguns elementos estatísticos.
Percorremos desde casa até regressarmos 1.667,6 quilómetros tendo gasto 142,23 € de combustível e 70,95 € em portagens. Parece muito, mas valeu a pena cada centímetro e cada cêntimo que se gastou. Se por acaso não tivéssemos ainda tanta coisa para ver e tanto local novo para explorar, claro que voltaríamos a repetir, desta feita com mais tempo e novos pontos para visitar.
Sem comentários:
Enviar um comentário